O que é pressurizador de água e qual a sua função?

O pressurizador de água é um equipamento que tem como objetivo principal ajudar a aumentar a pressão e o volume de água para torneiras, chuveiros, entre outros equipamentos.

A baixa pressão de água, pode vir a ser um grande incômodo para tarefas simples, como tomar banho e escovar os dentes, sendo assim, a instalação de um pressurizador pode ser uma ótima solução para este problema que acomete inúmeras residências.

O que é um pressurizador de água?

Como citamos anteriormente, um pressurizador de água gera um aumento da pressão, e consequentemente, melhora o fluxo de água. O pressurizador de água pode ser utilizado em diversas situações, como: em casas, chácaras e edifícios comerciais.
Quando um pressurizador é instalado, rapidamente ele aumenta o fluxo de água, elevando aos níveis desejados.

O que causa baixa pressão da água?

1. Gravidade

A gravidade pode ajudar a impulsionar ou a retardar o fluxo de água. Vamos dar uma exemplo bem comum, imaginem um edifício com 15 andares, a medida que os apartamentos vão ficando mais altos, menor será o volume e pressão de água que irá chegar em cada um deles, é nesta hora que o pressurizador entre em ação.

2. Distância da fonte de água

A distância entre a fonte de água e o local de abastecimento e o tamanho dos canos de água, podem afetar a pressão. A distância da fonte de água e o tamanho dos canos de água afetam a pressão da água. Além da distância, fatores como terreno acidentado ou até mesmo elevações muito íngremes podem causar uma diminuição da pressão e fluxo da água.

3. Sistemas de água adicionais

Sistemas adicionais de tratamento de água ou outros acessórios de água podem facilitar inúmeras atividades do dia a dia, mas também, podem vir a reduzir a pressão.

4. Problemas de encanamento

A baixa pressão de água também pode ocorrer por problemas no encanamento, por este motivo, é de extrema importância que você verifique o seu encanamento antes de comprar um pressurizador.

Os canos podem estar entupidos, rachados ou com problemas na válvula redutora de pressão, nestes casos, a compra de pressurizador da água pode resolver o problema.

Como funciona um pressurizador de água?

Um pressurizador aumenta a pressão da água e, em muitos casos, melhora a vazão. Ele funciona como um ventilador. Um ventilador possui pás que giram para aumentar o movimento do ar, e um pressurizador possui um impulsor interno que aumenta o fluxo e a pressão da água da mesma maneira.

Quais são os componentes de um pressurizador?

A maioria das bombas de reforço de água, não importa quem seja o fabricante, contém os mesmos componentes principais:

  • Motor;
  • Impulsores;
  • Entrada e saída;
  • Dispositivo de detecção de pressão ou fluxo.

Em que locais posso utilizar um pressurizador?

  • Casas;
  • Indústrias;
  • Hotéis;
  • Hospitais;
  • Frigoríficos;
  • Condomínios (verticais e horizontais).

Como os pressurizadores de água são usados?

Os pressurizadores aumentam o fluxo de água em sistemas de água ou equipamentos industriais e transportam água de um lago, lagoa ou tanque de armazenamento para uso em uma casa ou prédio comercial. Uma casa que não recebe pressão suficiente do abastecimento de água da cidade precisaria de uma bomba para aumentar a pressão baixa da água. Um hotel precisa de uma grande bomba comercial para enviar água até os andares superiores.

Um pressurizador também é usado para repressurizar a água de um tanque de armazenamento e enviá-la para uma torneira ou para toda a casa. Em um sistema de coleta de chuva, por exemplo, a água é coletada em um tanque de armazenamento. Para uso na descarga de vasos sanitários ou lavagem de roupa, a água deve ser bombeada para fora do tanque e para dentro da casa. Você usaria um pressurizador para mover a água.

Eu preciso de um pressurizador de água?

Se você tiver baixa pressão da água não causada por vazamento ou precisar aumentar a pressão da água para uma determinada aplicação, um pressurizador auxiliar é a melhor opção.

Perguntas a serem feitas ao comprar um pressurizador de água:

Qual é a minha taxa de fluxo de água?

Calcule quantos litros de água você obtém por minuto, levando em consideração todos os acessórios.

Quanta água eu preciso?

Considere quanta água sua casa ou empresa usa.

A fonte de água está acima ou abaixo da bomba?

Pense se sua água deve ou não passar por elevações.

Quanta pressão eu preciso?

Muitas pessoas preferem água com alta  pressão ao tomar banho, mas uma pressão muito alta pode destruir encanamentos, acessórios e eletrodomésticos. A maioria das casas tem uma válvula redutora de pressão onde a linha de água entra na casa para manter a pressão da água. Pressão acima de 60 psi desgasta o sistema de encanamento doméstico.

O que devo levar em consideração na hora de comprar um pressurizador de água?

Para encontrar o pressurizador certo para o seu projeto, você deve se perguntar:

  • Minha casa é térrea ou sobrado?
  • Quantos banheiros tem a minha casa?
  • Qual a distância da fonte até a minha casa?


A W-Bombas é uma empresa especializada na manutenção e vendas de bombas e pressurizadores de água, caso tenha alguma dúvida em como escolher equipamento mais adequado ao seu projeto, fale com um de nossos consultores!