Filtro para piscina: O que é e como escolher o modelo ideal?

O filtro para piscina é um dos itens mais importante no processo de manutenção e limpeza de uma piscina, sendo assim,  uma tarefa que requer cuidado e uma atenção especial.

Alguns fatores como tempo, a utilização e muitas vezes, o próprio ambiente, vão tornando a água da piscina turva e repleta de impurezas, que pode ser prejudicial a sua saúde.

Qual a função do filtro de piscina?

 O filtro de piscina funciona de forma física e não química. Ele tem a função de retirar impurezas que ficam suspensas na água, como:

  • Folhas;
  • Gramas;
  • Partículas de terra;
  • Entre outras…

O filtro de piscina, como já dito anteriormente, não realiza um trabalho de desinfetante, pois, não trabalha com componentes químicos. Sua principal função é a remoção das sujeiras que vão acumulando na água diariamente.

Quais os tipos de filtro de piscina?

1 – Filtro de areia

Todos os filtros de piscina tem praticamente  a mesma função, a filtragem e limpeza da água. A principal diferença entre os filtros de piscina são os materiais utilizados na limpeza.

Entre os mais populares estão os filtros de areia, pois é um equipamento de alta durabilidade e com um custo baixo de manutenção. A areia utilizada neste filtro de piscina, é a areia sílica que pode ser utilizada por até 7 anos, sem precisar ser substituída.

2 – Filtro de pano ou  de cartucho

O filtro de pano também é muito popular, principalmente por quem procura um sistema de baixo custo. Neste tipo de filtro, o pano é o elemento responsável pela limpeza.

 O filtro de pano para piscina tem algumas características que chamam a atenção, como: facilidade na substituição e boa durabilidade, mas se comparado com o filtro de areia, é menos eficiente na retenção de sujeiras e impurezas. Sua durabilidade é em torno de 1 ano. Além disso, há a necessidade de fazer limpeza uma vez a cada semana.

3 – Filtro de terra diatomácea

No caso dos filtros de terra diatomácea, o sistema conta com a ajuda de seres microscópicos fossilizados: as diatomáceas. Elas funcionam como pequenas esponjas que conseguem reter os detritos e sujeiras que são incapazes de serem vistas a olho nu.

Desse modo, esse modelo é bastante recomendado, mas necessitam de investimento mais alto, devido aos processos de instalação dos equipamentos e de sua manutenção.

Melhores marcas de filtro de piscina

  • Jacuzzi;
  • Veico;
  • Dancor;
  • Nautilus.

Qual o filtro ideal para minha piscina?

Quando compramos um filtro para piscina, alguns fatores são extremamente importantes, como:

  • Capacidade de filtragem;
  • Período de manutenção;
  • Dimensão da piscina;
  • Potência da bomba;
  • Custo de instalação, entre outros…

Na hora de comprar um filtro para a sua piscina, é de extrema importância ter um suporte de um consultor experiente, pois ao lhe orientar sobre o melhor filtro que irá atender as suas necessidades, com certeza o custo de do material e instalação, será mais adequado ao seu orçamento.

Agora está que você já conhece as principais diferenças entre os filtros, poderá comprar o melhor modelo para sua piscina, mas, se ainda ficou alguma dúvida, teremos o maior prazer em poder lhe ajudar, fale com um de nossos consultores!